Itaúna, 15 de novembro de 2018

Cadastro

08 de setembro de 2018 às 07h00 - Atualizado: 08 de setembro de 2018 às 09h13

SEM APOIO

XIII Unidance acontece no final de semana

Serão 780 bailarinos se apresentando no palco do Teatro da Universidade, apesar da falta de apoio da Prefeitura

Depois de tudo aprovado e acertado, inclusive com a participação do prefeito nas negociações, a prefeitura deixou de apoiar o XIII Concurso Nacional de Dança UNIDANCE, que acontece em Itaúna neste final de semana. Talvez a retirada de apoio tenha ocorrido pela mudança na Gerência de Cultura ou mesmo por falta de sensibilidade – e palavra – do gestor público. Mas isso não foi o suficiente para que o Unidance fosse cancelado ou adiado. O concurso, considerado um dos mais importantes do Brasil, está acontecendo neste final de semana, desde ontem, 7 de setembro, e vai até amanhã, dia 9, no Teatro da Universidade de Itaúna. Participam 780 bailarinos, que se apresentam nas várias modalidades para avaliação de um corpo de jurados dos mais gabaritados no País.
A reportagem apurou que, depois de tudo acertado com o apoio da prefeitura na semana passada, os organizadores do encontro foram informados que não seria possível o que tinha sido acordado, inclusive com o prefeito. O apoio foi então reduzido à cessão das dependências de uma escola para alojamento de pessoal e uma faxineira. Assim, para que o evento acontecesse, os organizadores foram obrigados a contratar seguranças, brigadistas e o pessoal necessário para oferecer a estrutura aos participantes. O atual gerente de Cultura teria afirmado que o evento não tinha contrapartida ao município, o que fez com que fosse retirado o apoio. Isso a uma semana da realização do concurso.

Programação

Hoje, sábado, a programação do XIII Concurso Nacional de Dança Unidance começa às 14h, com apresentação de solos, duos e trios, com dança contemporânea, ballet clássico livre, danças populares e melhor idade. Às 18h, acontece a apresentação dos grupos, nas mesmas modalidades. Para amanhã, domingo, às 14h, as apresentações de solo, duos e trios serão de ballet clássico de repertório, dança de rua, sapateado americano e dança moderna. A partir das 17 horas, acontece a apresentação dos grupos, nas mesmas modalidades. Em seguida acontecerá a solenidade de encerramento do evento.