Itaúna, 18 de dezembro de 2018

Cadastro

01 de dezembro de 2018 às 07h00 - Atualizado: 01 de dezembro de 2018 às 10h13

UIT promove disputa de Polo Aquático

Neste sábado, 1º de dezembro, acontece no Complexo Esportivo da Universidade de Itaúna – UIT um torneio de Polo Aquático. A competição, que é realizada todo fim de semestre, contará com uma partida de abertura, a partir das 9h30, entre os professores e alunos; e em seguida, às 10h30, acontecerá o jogo principal, entre os universitários do 5º e 6º períodos do curso de Educação Física da Universidade. Após as disputas, haverá uma palestra de encerramento, com o tema “O poder do esporte na inclusão da pessoa com deficiência”, que será ministrada pelos paratletas Marcos Melo Júnior e Gustavo Reis.
A competição partiu de uma iniciativa do docente José Augusto Ribeiro Xavier, com a colaboração de professores e funcionários, e é realizada entre os alunos do curso de Educação Física. Segundo o professor José Augusto, a competição conta com um grande envolvimento e participação dos alunos, além de divulgar o esporte que não é praticado em outros locais em Minas Gerais, apenas em Itaúna.
Polo aquático é um esporte coletivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina. O esporte foi criado no século XIX, por volta de 1870, na cidade de Londres, na Inglaterra.