Itaúna, 16 de dezembro de 2017

Cadastro

05 de agosto de 2017 às 07h00 - Atualizado: 12 de agosto de 2017 às 08h43

LEITE MATERNO

PSF de Santanense programa semana para conscientizar

A proposta neste ano, como tema da semana é “trabalhar para o bem comum”

São cerca de 150 países no mundo que dedicam o período compreendido entre 1º e 7 de agosto, para a conscientização sobre a importância da doação do leite materno. Considerado o alimento mais completo do mundo, o leite materno tem sido usado inclusive para salvar vidas de pessoas em estado gravíssimo pela desnutrição, em algumas partes do mundo. Em Itaúna, o Banco de Leite Materno funciona junto ao Hospital Manoel Gonçalves e, assim como o Banco de Sangue, sempre necessita de ampliar o número de doadores. Para isso, os PSFs de Itaúna estão atuando para fazer trabalho de conscientização às gestantes, no mês de agosto.
E o PSF de Santanense (Maria Mercês), elaborou extensa programação para a semana que vai de segunda, 7, até sexta-feira, 11, com a participação de todos os segmentos da comunidade daquele bairro. Em contato com a reportagem, a enfermeira daquela unidade, Meire, que está à frente da organização da semana, deu detalhes sobre o evento: “Na segunda-feira, 13 horas, vamos ter uma apresentação teatral, aqui no PSF, com a participação de mães e das crianças que utilizam a Creche ‘Maria Madalena Penitente’, que fica ao lado da nossa unidade”.
Na terça-feira, ainda segundo a enfermeira, acontece Grupo de Gestantes para o debate do tema, também às 13h, no mesmo local. Na quarta, dentro do programa Saúde do Trabalhador, das 16h às 20h, será bordado o tema do aleitamento materno com todos os participantes, especialmente as mães trabalhadoras. Na quinta-feira, 13h, o Grupo de Atividades Coletivas se reúne também para abordar o aleitamento materno.
E na sexta-feira, encerramento da semana, às 13h acontece uma caminhada pela Avenida Magalhães Pinto (principal via do Bairro Santanense), para ampliar as oportunidades de conscientização para a importância do aleitamento materno.
Toda a estrutura da semana, com camisas, faixas, cartazes e enfeites da unidade do PSF está sendo patrocinada “pelos amigos do PSF”, disse Meire. Participarão da caminhada, mães e crianças da creche, servidores do PSF, professoras, comunidade. “Todos estão convidados, para fortalecer o movimento”, concluiu a organizadora da semana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 37-3242-6319.