Itaúna, 19 de novembro de 2017

Cadastro

04 de novembro de 2017 às 07h00 - Atualizado: 11 de novembro de 2017 às 10h15

Projeto prevê resgate histórico do teatro itaunense

Execução está sendo feita pela Associação Cultural Vânia Campos

Um projeto para produção e impressão de um livro está sendo trabalhado em Itaúna, pela Associação Cultural Vânia Campos – ACTVC, tendo à frente o médico Marco Antônio Machado, que trabalha para viabilizar o projeto através da Lei de Incentivo à Cultura. A obra prevê um resgate histórico amplo e profundo das produções teatrais itaunenses, desde o início do século passado. A intenção é fazer a reconstituição de épocas passadas e mostrar o desenvolvimento de uma sociedade no interior de Minas Gerais, através da ótica do teatro, com suas características locais e genuínas.
No livro, estarão fotografias e dados históricos desde as primeiras salas de teatro na cidade, até os dias atuais, bem como as primeiras montagens, os primeiros personagens, e o percurso de seus edifícios dedicados ao teatro. Até o momento já foram resgatadas mais de 400 fotos de quase todos os atores e atrizes que pisaram nos palcos de Itaúna, fazendo um emocionante retrato de um povo que sempre valorizou sua cultura.
A principal fonte de informações para a elaboração do projeto está sendo o Instituto Maria de Castro – IMC, que abriga um imenso acervo recolhido pelo historiador Guaracy de Castro Nogueira, que conta a história de Itaúna e da região. Segundo Marco Antônio, “estamos remexendo nos baús das principais famílias envolvidas no teatro itaunense antigo e temos encontrado muitas pérolas, como fotos de cena teatral de 1914, partituras de operetas, libretos, manuscritos e cartazes”.

GALERIA DE FOTOS