Itaúna, 23 de março de 2019

Cadastro

02 de março de 2019 às 07h00 - Atualizado: 02 de março de 2019 às 11h43

SOLENIDADE

Presidente do TJMG anuncia construção do novo fórum

Juiz Paulo Antônio de Carvalho recebe homenagens e fala sobre a história da Comarca de Itaúna, na qual atua há 34 anos

Com a presença de várias autoridades municipais e do Estado, dentre elas o prefeito Neider Moreira, o presidente da Câmara, Alexandre Campos, a juíza diretora do Foro, Solange Maria de Lima, juízes, servidores do Judiciário, vereadores, OAB, Defensoria Pública, comunidade e imprensa, foi apresentado oficialmente o projeto de construção do novo fórum de Itaúna. O prédio, com mais de 7 mil metros quadrados de construção, em cinco andares, terá capacidade para abrigar 9 varas e será dotado de 125 vagas de estacionamento, bicicletário e 2 elevadores. O valor estimado da obra é de R$ 29.415.799,05 e será custeado com recursos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, conforme informou seu presidente, desembargador Nelson Missias de Morais, que presidiu a solenidade.
O terreno onde vai ser construído o novo prédio é situado no condomínio Boulevard Lago Sul e foi doado ao Município, que o repassou ao TJMG, pelos incorporadores do loteamento. No local também está sendo construído o novo prédio da Prefeitura e serão erguidos vários outros edifícios que abrigarão instituições e empresas da cidade. A obra do fórum tem prazo de conclusão de 720 dias a partir da assinatura da ordem de serviço. A empresa vencedora da licitação foi a Master Construtora, com o valor de R$23.206.123,87.

A história

 Após a abertura da solenidade, feita pela juíza diretora do Foro, Solange Maria de Lima, foi chamado o magistrado Paulo Antônio de Carvalho, que há 34 anos atua na Comarca de Itaúna, para falar sobre um pouco da história do Judiciário na cidade. O juiz Paulo Antônio de Carvalho fez um pequeno histórico do fórum da Comarca, lembrando que a cidade contará com o quarto edifício, já que até o momento foram três construções que abrigaram o fórum de Itaúna. Contou que o primeiro fórum era na Rua Silva Jardim, em um casarão, e 

Homenagem

Em seguida à fala do prefeito, que destacou a importância da obra para o município, falou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Missias, que aproveitou a ocasião para prestar homenagem ao juiz Paulo Antônio de Carvalho, a quem denominou referência nacional e disse ser “a maior referência de humanização da política penal deste País”. O desembargador também falou do seu período à frente do TJMG, que concluirá com a inauguração de 34 novos fóruns e o início de mais 33 prédios no território mineiro. E concluiu falando sobre a qualidade dos prédios, afirmando que “é preciso entrar na era na modernidade, eliminar a cultura da litigiosidade e atuar mais de maneira conciliatória preventiva”, terminou. Em seguida os presentes foram convidados a conhecer o terreno onde será construído o novo fórum.

GALERIA DE FOTOS