Itaúna, 18 de março de 2019

Cadastro

22 de dezembro de 2018 às 07h00 - Atualizado: 22 de dezembro de 2018 às 13h27

MAMOGRAFIA

Mulheres terão acesso a 1.500 exames

Caminhão deverá ficar na cidade até o mês de março de 2019

Já está em Itaúna o Caminhão da Mamografia, instalado no pátio da Policlínica Dr. Ovídio, com uma equipe de técnicos responsáveis pelo serviço, que deverá oferecer cerca de 1.500 exames às mulheres de Itaúna, Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema. Conforme a Secretaria de Saúde, foi feita parceria com as prefeituras dessas cidades para que os exames sejam realizados em Itaúna. A vinda do serviço para a cidade, mais uma vez, foi intermediada pela vereadora Gláucia Santiago junto à Secretaria de Estado da Saúde e recebeu o apoio da Prefeitura. Segundo as informações da Secretaria de Saúde, até a quarta-feira, 19, já estavam agendados em torno de 900 procedimentos.
Os médicos da rede de saúde de Itaúna poderão encaminhar suas pacientes para realizarem procedimentos, buscando atender a faixa etária dos 50 aos 69 anos, com histórico familiar de câncer de mama ou alterações nos seios, constatadas por meio da consulta. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, “os resultados são expedidos após 30 dias, com o laudo remetido à ESF em que foram solicitados os procedimentos”.
A prefeitura informou também que “o número de mamografias oferecidas pela rede pública de saúde em Itaúna, por meio de convênios, teve aumento significativo em 2017 e 2018. De acordo com o Setor de Regulação, foram mais de 4,4 mil procedimentos”, no período. E alerta que “a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais no combate ao câncer de mama”.