Itaúna, 20 de julho de 2018

Cadastro

10 de fevereiro de 2018 às 07h00 - Atualizado: 24 de fevereiro de 2018 às 10h05

Missa em honra e louvor à Irmã Benigna

Celebração será na Igreja da Matriz na próxima sexta-feira, dia 16

Na próxima sexta-feira, 16, às 19h, os devotos e admiradores da freira Irmã Benigna (de Itaúna e região), que esteve à frente do Hospital Manoel Gonçalves nas décadas de 40 e 50, vão se reunir em uma celebração especial em honra e louvor à Serva. A missa será realizada na Igreja Matriz de Sant’Ana, na Praça Doutor Augusto Gonçalves, no Centro.
Irmã Benigna, nascida em Diamantina, teve sua primeira missão como religiosa na Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, em Itaúna, onde fez os votos perpétuos no dia 6 de janeiro de 1941, e diplomou-se em enfermagem. Em 1º de janeiro de 1943, foi nomeada Madre Superiora, assumindo a direção do Hospital, quando fundou uma maternidade que deu assistência às mães carentes. Depois de 12 anos de dedicação e trabalho, Irmã Benigna encerrou sua missão em Itaúna, porém, continuou seus trabalhos religiosos e de muita fé, em Belo Horizonte e, posteriormente, em Lavras, no Sul de Minas, onde ergueu vasta obra de caridade. A religiosa morreu em 1981, em Belo Horizonte, em decorrência de problemas cardíacos.

Missas na Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por ‘Dia das Cinzas’, e é uma data com especial significado para toda a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a Sexta-feira Santa, anterior ao domingo de Páscoa.
Em Itaúna, haverá missas na Quarta-feira de Cinzas, próximo dia 14, em todas as comunidades. Pela Paróquia de Sant’Ana, na Igreja da Matriz, as missas serão às 7h, 10h e 19h30; na Igreja Nossa Senhora das Graças, às 8h; Nossa Senhora do Rosário, às 9h; São Judas Tadeu, às 15h; Maria Mãe da Igreja, 18h; Nossa Senhora de Itaúna (Gruta), 18h; e São Vicente e Santa Teresinha, às 19h30. Pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Bairro Padre Eustáquio); na Igreja Nossa Senhora do Carmo, haverá missa às 8h; São Cristóvão, às 19h30 e Matriz de Nossa Senhora de Fátima, 19h30. Na Matriz de Nossa Senhora Aparecida (Bairro de Lourdes) haverá missa às 7h, 15h e 19h30.
Pela Paróquia Nossa Senhora da Piedade, haverá missas na Igreja da Matriz às 7h e às 19h30; Nossa Senhora do Silêncio, às 7h; São Geraldo, 8h30; Santo Agostinho, 18h; São Benedito, 18h (Celebração da Palavra); São Geraldo, 18h (Celebração da Palavra); e Nossa Senhora de Nazaré, 19h30 (Celebração da Palavra).
Na comunidade São José, às 7h, haverá missa na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; São Pedro e São Paulo, às 9h; Santa Edwiges, 18h; e na Igreja da Matriz São José, às 19h30. E na comunidade Coração de Jesus, na Igreja da Matriz, será às 7h e 19h; e na Igreja Santa Luzia, às 9h30.