Itaúna, 26 de setembro de 2018

Cadastro

10 de março de 2018 às 07h00 - Atualizado: 10 de março de 2018 às 10h22

Itaúna é a 3ª na região em geração de novas vagas

Comércio e construção civil são os destaques negativos segundo dados do CAGED

Com 175 novas vagas de emprego, geradas em janeiro, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho), Itaúna ficou na terceira colocação, dentre os municípios da regional com sede em Divinópolis. Apenas Nova Serrana (1009) e Divinópolis (222) geraram mais novos empregos que Itaúna, no período. A indústria da transformação foi o destaque, com 375 admissões e 182 demissões, gerando saldo positivo de 193 novos empregos. Em seguida ficou o setor de serviços, com saldo positivo de 28 novas vagas. Ainda apresentaram saldo positivo, os setores de extração mineral (7), agropecuária (3) e serviços industriais de utilidade pública (1).
O saldo negativo em Itaúna ficou com o comércio, que apresentou déficit de 45 vagas e, mais uma vez, o setor da construção civil, com déficit de 12 vagas. No caso positivo, Itaúna acompanhou a tendência do Estado, que gerou 6.024 novos postos, das 8.336 vagas criadas em janeiro, o que colocou Minas Gerais atrás apenas de São Paulo, na geração de empregos da região Sudeste. Pelo lado negativo, o setor de comércio manteve as expectativas de queda, no período posterior às festas de final de ano. Já o saldo negativo da construção civil tem se mantido assim, com as dificuldades de aprovação de novos projetos, junto à Prefeitura, conforme já reclamaram empresários do setor.
Na Regional Divinópolis, além de Nova Serrana, Divinópolis e Itaúna, apresentaram saldo positivo, as cidades de Cláudio, Conceição do Pará, Perdigão e São Gonçalo do Pará. Pelo lado negativo o destaque foram Santo Antônio do Monte e Carmo do Cajuru, que tiveram queda de 18 vagas, cada uma, seguidas de Igaratinga e São Sebastião do Oeste, com saldo negativo de 8 vagas, cada. Na região, demonstrando a recuperação da economia, mostraram números positivos, ainda, as cidades de Bom Despacho, Pará de Minas, Formiga e Oliveira.