Itaúna, 18 de março de 2019

Cadastro

05 de janeiro de 2019 às 07h00 - Atualizado: 05 de janeiro de 2019 às 11h11

FOLIA DE REIS

Grupos se apresentam ao longo deste mês

Mais de mil folias, como a de Santa Edwirges, de Itaúna, mantêm viva a tradição em Minas Gerais

Tradição vinda da Europa e que é mantida por mais de mil grupos em Minas Gerais, através da persistência, fé e muita raça dos festeiros. É assim que acontece em janeiro de cada ano a apresentação dos grupos de folias de reis que em Itaúna conta com várias representações. Falando à reportagem da FOLHA o embaixador da Folia, Geniplo Martins de Oliveira, que comanda a Folia de Reis Santa Edwiges, anunciou que o seu grupo se apresenta “até o dia 27 de janeiro na região dos bairros Cidade Nova, Morada Nova e Parque Jardim”.
Conforme o embaixador da folia, as apresentações acontecem nas ruas e praças e, muitas vezes, nas casas das pessoas que os convidam para “uma visita”. Nessas ocasiões são servidos almoços, jantares ou mesmo um café aos foliões, que se apresentam com danças, cantos e muita música e animação. O Grupo de Folia Santa Edwirges conta com 15 participantes. Na cidade existem vários outros grupos. Em Minas gerais as folias são declaradas patrimônio imaterial cultural.
Conforme Geniplo, a Folia de Reis não recebe incentivo oficial e é mantida com recursos próprios dos participantes. Também não existe uma programação oficial para as apresentações. Há alguns anos acontecia o encontro de folias de reis no Padre Eustáquio. Para os participantes dos grupos o que vale mesmo é a oportunidade de se apresentar e manter viva a tradição, por isso pedem que a comunidade receba bem as Folias de Reis.
A tradição veio para o Brasil originária de países europeus e marca a “visita dos reis magos, Belchior, Bastasar e Gaspar, ao Menino Jesus, recém-nascido”. Consta que essa teria sido uma das primeiras visitas que o Menino Jesus recebeu e que os reis magos teriam sido guiados por uma estrela, até chegar ao local de nascimento do Filho de Deus. A visita dos reis magos é a representação da alegria dos povos com o nascimento de Jesus, “o Filho de Deus que veio salvar o mundo”.