Itaúna, 21 de setembro de 2018

Cadastro

07 de julho de 2018 às 07h00 - Atualizado: 07 de julho de 2018 às 11h41

Folias de Reis de Itaúna valorizadas

As Folias de Reis de Itaúna foram incluídas como um dos 500 bens culturais do estado listados como importantes pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG e incluídos no site Circuitos de Minas (www.circuitosdeminas.com.br). O que destaca a cidade positivamente no cenário turístico do estado.
O projeto para criação do site e seleção dos bens foi feito em parceria entre o Iepha e a Equipe B Arquitetura, Design e Multimídia. Desta forma, o público tem acesso virtual e gratuito às informações sobre o patrimônio. O usuário pode acessar quatro percursos diferentes, por meio de recursos de geolocalização, nas categorias “Liberdade”, “Oscar Niemeyer”, “Folias de Minas” (na qual Itaúna está incluída) e “Queijo”, com cada lugar acompanhado de informações históricas e técnicas, desenhos, vídeos ou modelos 3D. É possível criar as próprias rotas, de acordo com a localização ou os conteúdos de interesse.
As Folias listadas foram Divino Espirito Santo, Folia de Reis dos Irmãos Salomé, Os Três Reis Magos, Folia de Reis Padre Eustáquio, Folia de Reis Santa Cruz e Folia de Reis Santa Edwirges. No site é descrita ainda a devoção de cada folia, ano de fundação, seus personagens e em que data do ano a folia circula na cidade.