Itaúna, 21 de fevereiro de 2019

Cadastro

09 de fevereiro de 2019 às 07h00 - Atualizado: 09 de fevereiro de 2019 às 10h42

CARNAVAL 2019

Folia começa mais cedo

Programação oficial terá início no dia 22 de fevereiro e encerra no dia 5 de março

Os preparativos para o Carnaval em Itaúna de 2019 estão a todo vapor e nesta semana a Secretaria Municipal de Educação e Cultura divulgou a programação oficial do evento. Segundo os organizadores, a proposta é garantir aos foliões uma festa agradável e com muita diversão para as famílias da cidade e região. Este ano, a folia começa mais cedo, na sexta-feira, 22 de fevereiro, e se estende até a terça-feira, 5 de março.
Para o aquecimento, e como novidade, foi preparada uma grande folia, reservada para a sexta-feira, 22 de fevereiro, das 18h às 23 horas, na Praça da Estação. O resgate das marchinhas e do antigo Carnaval no Centro Histórico, que marcaram épocas, serão os aditivos especiais. No dia 28, quinta-feira, o tradicional “Pau de Gaiola” fará a alegria dos foliões, na Praça da Lagoinha, das 19h às 24h.
Da sexta-feira, 1º, até terça-feira, 5 de março, estará aberto o Circuito Oficial na Jove Soares, a “Prainha”. Na abertura, haverá desfile do bloco formado por membros dos grupos da Melhor Idade e do Centro de Convivência de Saúde Mental, às 19 horas; Piratas do Bem-Fica, 20 horas; e Vai que Cola, 21 horas. No sábado, às 19h30, o Allfaces entrará na avenida, seguido do Deu no Que Deu, 21 horas, e Vem que Vem, 22h30. As agremiações sairão novamente na segunda-feira.
No domingo, a criançada poderá se divertir à vontade na matinê, a partir das 14 horas. Às 19h30, desfilará o Zuluzinhos; 21 horas, Sertanejeiros; 22h30, Funk Folia. Essas agremiações retornarão ao Circuito Oficial na terça-feira, encerrando a Festa do Momo em Itaúna.

Estrutura e segurança

A estrutura do “Carnavaliza Itaúna 2019” será efetivada com o mesmo modelo implementado desde 2017, com esquema de segurança reforçado e estrutura montada de forma adequada para receber o público. Serão instalados portões para controle de acesso ao Circuito Oficial. A folia continua gratuita, no entanto, a entrada será mediante minuciosa revista, para impedir armas e objetos perfuro-cortantes. Essa foi uma das ações que contribuíram para a redução significativa da violência, nos dois últimos anos. Outra medida que deu certo, e será repetida, é o monitoramento por câmeras, além da presença dos seguranças e brigadistas.
Para a alimentação, 20 barracas serão montadas ao longo do Circuito do Carnaval e food trucks estarão estacionados ao longo da Avenida Jove Soares. A Prefeitura lançou edital para conceder direito à exploração de todo o comércio de comida e bebida na “Prainha”. O pregão presencial está marcado para a próxima segunda-feira, 11 de fevereiro, a partir das 08h30. Os interessados em concorrer a uma das áreas disponibilizadas podem protocolar a documentação na Prefeitura de Itaúna, situada na Praça Doutor Augusto Gonçalves, 538, Centro. O edital, com os anexos, está disponível em www.itauna.mg.gov.br, na aba Licitações, e também no Setor de Compras, no prédio da Prefeitura.