Itaúna, 16 de dezembro de 2017

Cadastro

05 de agosto de 2017 às 07h00 - Atualizado: 12 de agosto de 2017 às 08h43

FESTA DO REINADO

É tempo de homenagear Nossa Senhora do Rosário

Festa que já começou se estende até o dia 17, com o ponto alto acontecendo na terça-feira, 15, feriado em Itaúna

Já se ouvem as caixas que marcam os tempos de homenagear Nossa Senhora do Rosário. Festa centenária em Itaúna teve seu início no dia 1º de agosto e se estende até o dia 17, quando serão descidas as bandeiras e as caixas se calam para até uma nova oportunidade. A comunidade católica, em especial os devotos de Nossa Senhora do Rosário e dos chamados “santos pretos”, se reúnem para propagar a fé que veio com os escravos e se plantou em Minas com a festa do congado.
Hoje, sábado, a programação da festa consta de orações, proclamação ao Evangelho e comunhão eucarística, na Igreja do Rosário. Amanhã, domingo, tem missa pela manhã, às 9 horas e à noite, a partir das 19h30. Após a missa da noite será realizada procissão com o andor de Nossa Senhora do Rosário, conduzido pelas Guardas de Reinado e levantamento de bandeiras. De segunda, dia 7, até a sexta, dia 11, serão celebrados ritos litúrgicos, diariamente, a partir das 19 horas.
O tríduo das celebrações eucarísticas começa no sábado, 12, às 19h; segue no domingo, 13, às 9h e 17h; com o encerramento previsto para a segunda-feira, 14, às 19h, conforme divulgou a Prefeitura. Na terça-feira, 15, Dia de Nossa Senhora do Rosário (feriado municipal), da programação consta o “café comunitário” na casa da Rainha Santa Efigênia (Dona Sãozinha), no bairro Santo Antônio; e da Rainha Conga (Dona Maria Ana), no bairro das Graças.
Já às 9h, acontecem missa e procissão contornando a Praça da Igreja do Rosário e a sede das Sete Guardas. O cortejo com os andores dos santos patronos do Reinado, saindo da casa de Dona Sãozinha, se juntam à procissão, no Alto do Rosário. Às 18h tem celebração eucarística.
O “pagamento das promessas” será na quarta-feira, 16, às 19h e no dia 17, os membros das irmandades encerram os festejos depois da missa, também prevista para começar às 19h. Durante todos os dias, estão armadas barraquinhas no Alto do Rosário, para receber os visitantes.