Itaúna, 16 de agosto de 2018

Cadastro

14 de abril de 2018 às 07h00 - Atualizado: 14 de abril de 2018 às 10h32

SICOOB Centro-Oeste assina contrato com a Prefeitura

Cooperativa já pode receber depósitos da Prefeitura e autarquias

Com a aprovação da proposta do deputado federal Domingos Sávio, que se transformou na Lei Complementar 161/2018, as cooperativas de crédito já podem movimentar contas dos municípios, incluindo Prefeituras, Câmaras e autarquias. Com a aprovação da lei, os bancos das cooperativas passam a poder abrir contas para as entidades públicas e só não podem, ainda, conceder empréstimos, o que permanece proibido. A proposta do deputado Domingos Sávio, conforme os dirigentes dos bancos de cooperativas era muito esperada e veio ampliar a participação das mesmas no movimento econômico dos municípios.
Conforme levantamento recente, muitos municípios brasileiros estavam sendo obrigados a realizar suas movimentações bancárias em outras cidades, por falta de agências de bancos autorizados, mesmo contando com agências de cooperativas. Além dos benefícios diretos, em relação à agilidade permitida com a liberalização contida na Lei Complementar 161, também o fato de o dinheiro dos municípios poder ser aplicado em uma instituição local, característica das cooperativas, como é o caso do sistema Sicoob, um dos mais representativos em todo o País. Em Itaúna a Prefeitura assinou contrato com o Sicoob Centro-Oeste, sendo a cooperativa dos comerciantes uma das primeiras a usar deste sistema, no Estado de Minas Gerais.
Da solenidade de assinatura do contrato do Sicoob Centro-Oeste com a Prefeitura, participaram, Fábio Nogueira Santos (Conselheiro), Diógenes Lopes Nogueira de Sousa Vilela (Conselheiro), Márcio Olívio Villefort Pereira (Presidente), Valdir Caetano de Oliveira (Conselheiro) e Rogério Sandro Silva Diniz (Diretor Administrativo, de Desenvolvimento e Coordenação) da entidade. Pela Prefeitura, assinou o prefeito Neider Moreira, tendo como testemunha o secretário de Urbanismo Paulo de Tarso.