Itaúna, 20 de julho de 2018

Cadastro

06 de janeiro de 2018 às 07h00 - Atualizado: 06 de janeiro de 2018 às 10h20

Carnaval já está sendo organizado

Gerente de Cultura destaca presença das famílias na avenida

A Prefeitura e os carnavalescos já começaram os movimentos para a realização do Carnaval 2018. Falando à FOLHA, o gerente de Cultura, Sérgio Machado, disse que a programação já está quase pronta: “vamos fechar nos próximos dias. De novidade, teremos uma surpresa que vai ser intercalada nos desfiles dos blocos”, contou ele. No Jornal Oficial do Município já foi publicado o resultado de licitação para cessão da área externa ao Espaço Cultural, onde será montado o camarote, a exemplo do ano passado. A vencedora da licitação, mais uma vez é a Phama Produções, que vai pagar R$ 15 mil pela cessão da área. Também já está acertada a contratação dos sanitários químicos (cabines sanitárias).
Conforme Sérgio Machado, a questão da segurança também já está encaminhada e neste ano vai ser possível reforçar a presença de seguranças particulares nos dias de maior movimento. “Vamos reforçar este setor, até porque nossa proposta é atrair foliões de outras cidades (na região, Itaúna é uma das poucas cidades a realizar a festa) e manter as famílias na avenida, a exemplo do que foi no ano passado”, disse. Outra informação de Machado é que o carnaval de Itaúna, que completa cem anos em 2030, foi reconhecido pelo Codempace como patrimônio imaterial do município, o que reveste a festa de mais importância para a cidade, devido à sua tradição.

Blocos não receberão recursos e vão pagar por uso da avenida

É o que informou o gerente de Cultura da Prefeitura. Segundo ele, neste ano os blocos vão arcar com os custos dos trios elétricos, o que causou problemas inclusive judiciais para o prefeito em 2017 (Neider responde ação por improbidade, junto a mais um grupo de pessoas). A Prefeitura vai arcar com a sonorização, o fechamento da avenida, segurança, banheiros e toda a estrutura necessária para a festa, menos os custos dos blocos que inclusive, segundo Sérgio Machado, vão pagar uma taxa para desfilar na área da Jove Soares, que será fechada para o Carnaval.
Concluindo, o gerente de Cultura disse que “vamos divulgar, em breve, toda a programação e os preparativos para o Carnaval”. Lembrou que o trabalho deste ano visa reforçar a tradição do carnaval itaunense, destacando inclusive que o enredo e o samba-enredo da “canto do Alvorada”, campeã do carnaval de Belo Horizonte, em 2017 é de autoria do folião/carnavalesco itaunense, Rabelo. Sérgio Machado assumiu a Gerência de Cultura da Prefeitura no segundo semestre de 2017, após a saída de Guto Aeraphe do setor.