Itaúna, 21 de setembro de 2018

Cadastro

30 de junho de 2018 às 07h00 - Atualizado: 07 de julho de 2018 às 11h41

Alunos da UIT participam de competição de Polo Aquático

Todo semestre é realizada no Complexo Esportivo da Universidade de Itaúna – UIT uma disputa de Polo Aquático. A competição partiu de uma iniciativa do professor José Augusto Ribeiro Xavier, com a colaboração de outros professores e funcionários, e é realizada entre os alunos do curso de Educação Física da Universidade.
Polo Aquático é uma modalidade de esporte coletivo, semelhante ao handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina. O esporte foi criado no século XIX, por volta de 1870, na cidade de Londres, na Inglaterra.
O evento esportivo já vem sendo realizado há mais de três anos e chegou em sua 7ª edição. Desta vez a equipe vencedora foi a dos alunos do quinto período, que marcaram 3x2 contra a turma do sétimo período. A competição, realizada a cada seis meses, conta com a participação do último time vencedor, que joga contra os alunos que cursam a disciplina natação. O vencedor se mantém até que outro time vença, levando para casa o troféu e as toucas amarelas de direito da equipe vencedora.
Segundo o professor José Augusto, a competição conta com um grande envolvimento e participação dos alunos, principalmente após adaptações feitas às regras para se adequarem à piscina da Universidade. José afirma que o desafio se torna muito interessante, pois divulga o esporte, que não é praticado em outras cidades de Minas Gerais. Itaúna é pioneira na prática do esporte.