Itaúna, 18 de dezembro de 2018

Cadastro

20 de outubro de 2018 às 10h00 - Atualizado: 10 de novembro de 2018 às 09h54

Ponto de Vista

CAOS NA SAÚDE Mesmo com mudanças, a situação da saúde em Itaúna continua ruim e o que se vê são apenas paliativos. Nos últimos dias viralizou o vídeo em que uma jovem desmaia no Pronto Atendimento 24h depois de aguardar por horas. Na última reunião da Câmara, a vereadora Márcia Cristina, a Márcia do Dr. Ovídio (PP), denunciou o uso de um micro-ônibus do Cismep no transporte da hemodiálise, substituindo uma van. Disse e repito. Passou da hora de Itaúna repensar a estrutura de saúde e descentralizá-la, com a construção de uma UPA e um hospital da Unimed. Receber ambulância em emendas pontuais de deputados forasteiros não resolve nada. Somos uma cidade de 95 mil habitantes. Divinópolis e Pará de Minas têm as opções de atendimento. Por que nós não? O que falta é vontade para fazer. Como diria o Adolfo: “mãos à obra”!

O PODER DO POVO Moradores dos bairros Residencial Dona Francisca, Ilhéus e Jardim Bavieira, em Juatuba, fecharam a BR-262 sucessivas vezes esta semana, mostrando que o brasileiro, quando quer, sabe protestar. A rodovia, pedagiada, é administrada pela Triunfo Concebra, concessionária que tem ficado bem aquém na construção de melhorias. A reinvidicação é para a construção de um trevo de acesso e uma passarela no local. Juatuba tem crescido desodernadamente. Além da construção de retornos, necessários à BR-262, cabe um entendimento entre a concessionária e o Município.

O BREU CONTINUA Enquanto isso, em Itaúna, os trevos das MG-050 e MG-431 permanecem sem iluminação, prejudicando estudantes da Universidade de Itaúna e usuários de ônibus que utilizam os pontos às margens das rodovias. AB Nascentes das Gerais, Setop, DEER/MG e Cemig deixaram a batata quente para o Município. Ninguém resolve. A obra do trevo foi entregue em setembro de 2014. Os 82 postes e uma linha de distribuição que iluminavam o acesso foram retirados em janeiro de 2012.
ARMÁRIO Nessas eleições muitos eleitores tem saído do armário, literalmente, manifestando suas opiniões quanto aos rumos deste país. Revelando quem realmente são, no caráter, comportamento e valores. No embalo de reações violentas Brasil afora, alguns têm aflorado perfis preconceituosos, racistas, homofóbicos e violentos. O fanatismo chega a ponto de uma insana adoração ao nazismo, regime execrado pela humanidade e que a Alemanha jamais se esqueceu. Não custa nada lembrar: o Brasil é uma democracia, com direitos e deveres. Quem desrespeita as leis pode (e deve) ser devidamente responsabilizado.

EXPO ITAÚNA A tradicional festa no Parque de Exposições voltou com tudo em 2018, depois de uma ausência de dois anos, mas, na comparação com as expôs da região, ficou devendo atrações musicais mais fortes. Essa é a queixa que se ouve nas rodas de conversa.

LEGADO A gestão técnica de Samuel Nunes no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi reconhecida até pela oposição ao atual governo. Na reunião da Câmara, Antônio de Miranda, o Toinzinho (PHS), foi um dos edis que elogiaram o trabalho do contador. Durante o período em que esteve à frente da autarquia, Samuel não se deixou ceder por politicagens, mesmo com pressões internas. Ele deixou o SAAE na semana passada, para priorizar projetos pessoais.

BOMBA NA RUA Alô, torcida do Cruzeiro, para que soltar tanta bomba na Jove Soares de madrugada? Mais do que justa a comemoração do título da Copa do Brasil na quinta-feira (18). Porém, tudo tem limite e não é a primeira vez que acontece. Donos de bares que recebem a torcida e os artefatos, além da própria Prefeitura, que cedeu o Espaço Cultural para exibição da partida em telão, deveriam ficar atentos à questão.

FALE COM A COLUNA viuitauna@gmail.com

Colunas recentes de Bruno Freitas - Ponto de vista

Nenhum resultado encontrado